Viramundo e Kiko Dinucci estreiam trabalho inédito sábado

Imagem: Reprodução/SecultCE

“Baobá” chega ao público como resultado da parceria entre o guitarrista paulista e o trio cearense às 18h.

A parceria entre a banda cearense Viramundo e o guitarrista paulista Kiko Dinucci vem desde o começo do ano, na tutoria virtual durante o Laboratório de Criação da escola Porto Iracema das Artes. Em 2021, o reencontro, agora presencial, gerou “Baobá”, episódio inédito do programa Zona de Criação, realizado pelo Centro Cultural Porto Dragão, também equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (SecultCE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). “Baobá” estreia sábado (9/10) às 18h no Youtube do Porto Dragão.

Encontros que se consolidam em árvores antigas. A poética do episódio perpassa pelo tempo e por suas diferentes percepções. Inspirados pela curiosidade sobre como o Baobá percebe a vida ao seu redor, os artistas buscam aproximá-lo da obra, inspirados na relação com as árvores antigas da cidade que articulam ancestralidade, urbanidade e memória.

SOBRE O EPISÓDIO “BAOBÁ”, DE VIRAMUNDO E KIKO DINUCCI

A sonoridade do encontro se compõe de forma ácida, ruidosa, mas também introspectiva e branda. Além do paulista Kiko Dinucci, o episódio conta com mais participações especiais como Yalorixá Valéria Ty Logun Éde, uma das mães de santo mais antigas da cidade, que colaborou no processo criativo e emprestou a voz como narradora.

No episódio, os artistas apresentam três canções inéditas que foram desenvolvidas ao longo do laboratório da escola Porto Iracema da Artes, sendo elas: Funfun, Menino Moço e Ewá (finalista do Festival Musicanto, no Rio Grande do Sul). Além de uma canção que compõe o repertório da banda Metá Metá, escrita por Kiko Logun Edé.

O episódio “Viramundo + Kiko Dinucci – Baobá” sairá no dia 09 de outubro, às 18h, no Youtube do Porto Dragão.

ESTRÉIA NO AUDIOVISUAL COM NOVIDADE NO STREAMING

Viramundo segue a pleno vapor. Além da estreia no formato audiovisual no programa Zona de Criação no Porto Dragão, a banda ainda conta com mais um lançamento: um álbum ao vivo que irá para streaming em todas as plataformas em 13 de outubro, resultado da apresentação de encerramento do laboratório da escola Porto Iracema das Artes.

Além da poética dos trabalhos, essa ação mostra também a importância da atuação conjunta dos equipamentos culturais da cidade na continuidade e desenvolvimento de projetos artísticos.

SOBRE O PROGRAMA ZONA DE CRIAÇÃO

Idealizado e produzido pelo Porto Dragão desde 2020, o programa fomenta a produção de conteúdo audiovisual gerando programação cultural de qualidade,além da criação de portfólios dos artistas. Com mais de 20 episódios artísticos publicados, segue em sua segunda temporada, agora com interpretação em LIBRAS, apresentando diversas linguagens nessa co-criação com o audiovisual.

SERVIÇO

Zona de Criação apresenta Viramundo e Kiko Dinucci em Baobá

09 de outubro, sábado, às 18h

Youtube do Porto Dragão

MOPI Ao Vivo

Lançamento em todas as plataformas de streaming

13 de outubro, quarta-feira

VERSÃO RESUMIDA – ZONA DE CRIAÇÃO

Zona de Criação apresenta Viramundo e Kiko Dinucci em “Baobá”

Baobá é uma peça audiovisual que emergiu da colaboração entre a banda Viramundo e o guitarrista paulista Kiko Dinucci no programa Zona de Criação do Centro Cultural Porto Dragão. O repertório apresenta três canções inéditas do grupo, frutos do laboratório de criação da escola Porto Iracema das Artes e uma música do Metá Metá, composta por Kiko. A poética da peça perpassa pelo tempo e pelas suas diferentes percepções, inspirada na curiosidade sobre como o Baobá percebe a vida ao seu redor. Na relação com as árvores antigas da cidade, articulam ancestralidade, urbanidade e memória através do som, ora áspero ora contemplativo.

SOBRE O LANÇAMENTO DO ÁLBUM “MOPI AO VIVO”

Reencontro e descobertas Viramundo ao vivo no streaming. MOPI é o primeiro álbum ao vivo da Viramundo e chega nas plataformas de streaming no dia 13 de outubro. O show que deu origem ao álbum foi gravado como finalização dos Laboratórios de Criação da escola Porto Iracema das Artes, onde tiveram tutoria de Kiko Dinucci. Ao permitirem que a sonoridade da performance ao vivo escoe para o fonograma, os artistas expõem como a percussividade guia os processos de criação do trio e se coloca como primeiro plano na escuta.

Viramundo apresenta canções já conhecidas de seu primeiro EP de estúdio, como Iara, e trazem ainda algumas inéditas como Feed e Ewá. É tempo de reencontro e de descobertas!

Publicidade
Publicidade
Publicidade