Reunindo trabalhos de 14 artistas visuais nordestinas, ‘Rarefeito’ foi lançada neste sábado (28) e segue com visitação presencial gratuita até 16 de outubro.

Após cinco meses sem programação presencial no casarão devido a pandemia de Covid-19, o Sobrado Dr. José Lourenço reabre de forma segura e gradual suas portas no centro da cidade com a exposição “Rarefeito”, com curadoria de Waléria Américo e visitação gratuita até 16 de outubro. O Sobrado é um dos equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SecultCE).

A exposição teve seu lançamento neste sábado (28) com uma breve abertura oficial com falas institucionais, presença de artistas e a apresentação de performances de Sy Gomes e Thaís de Campos espalhadas entre os andares do Sobrado. O momento restrito ao público pôde ser acompanhado ao vivo pelo instagram @sobrado154 e, na sequência, o espaço cultural abriu suas portas seguindo os protocolos de segurança.

Estiveram presentes no encontro e também fizeram parte do cerimonial de abertura da exposição o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, a Secretária Executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela, a Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Cultura do Estado do Ceará, Mariana Braga Teixeira, a diretora do Sobrado Dr. José Lourenço, Germana Vitoriano, a curadora e presidenta do Instituto Sérvulo Esmeraldo, Dodora Guimarães e o Diretor de Articulação Institucional do @institutodragaodomar, Lenildo Gomes, além dos artistas expositores.

Formada por trabalhos de 14 artistas mulheres e com curadoria de Waléria Américo, a exposição ‘Rarefeito’ enfatiza a relevância e a importância da presença das mulheres nas artes e convida o público a refletir sobre os lugares ocupados e potencializados por elas.

A visitação fica aberta de 28 de agosto a 16 de outubro, de forma gratuita e primando pelo cumprimento de todos os protocolos em combate à pandemia, sempre de terça a sexta de 9h às 16h (acesso até às 15h30) e sábado de 9h às 13h (acesso até às 12h30). No caso de visitas de grupos, basta realizar o agendamento previamente na recepção do Sobrado.

SOBRE A EXPOSIÇÃO
“Rarefeito” pensa a imagem de mulheres artistas pela sua produção e presença nas artes visuais. Revela a multiplicidades de olhares que extrapolam a fronteira do cearense ou o sentido da palavra feminino. Desenha no horizonte gesto para mundos vivos, respiráveis e seguros em meio a todas as lutas. A imagem fixa, em movimento e sonora, prisma o tempo presente, reflete a memória do corpo e o território político que somos.

A exposição conta com a produção de 14 artistas mulheres cearenses que falam de história, memória e presença feminina na arte em suas peças. São elas Adriana Botelho, Cinira D´Alva, Delfina Rocha, Inês Roland, Letícia Parente, Maria Macedo, Marina de Botas, Naiana Magalhães, Simone Barreto, Sy Gomes, Terroristas Del Amor (Dhiovana Barroso e Marissa Noana), Tetê de Alencar e Thaís de Campos.

SERVIÇO

Sobrado Dr. José Lourenço – Visitação à exposição “Rarefeito”

28 de agosto a 16 de outubro

De terça a sexta, de 9h às 16h (acesso até às 15h30) e sábado de 9h às 13h (acesso até às 12h30)

Rua Major Facundo, 154, Centro – Fortaleza (CE)

Gratuita e aberta ao público

Uso obrigatório de máscara e protocolos de saúde.