Festival Arte de Toda Gente exibe arte de rua durante o mês de setembro
B-Boy Bala Machine – foto de divulgação

Durante o mês de setembro, como parte do Festival Arte de Toda Gente, o projeto Bossa Criativa promove a Mostra de Arte de Rua, renuindo em uma série de 11 vídeos artistas e pensadores do universo hip hop de todo o Brasil e, em especial, das cidades contempladas pelo projeto.

Com apresentações artísticas, performances, debates e palestras, a Mostra traz temas como hip hop, breakdancing, grafite, moda, representatividade, entre outros assuntos. Em aulas, palestras, debates, apresentações e performances, o evento dá destaque a um universo cultural extremamente vasto, criativo e que cresce a cada dia como movimento e como potência de desenvolvimento econômico e social.

O projeto é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte e da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Os artistas envolvidos e as cidades que representam: Gilmar Satão (Brasília); Vanduarte (Olinda); Zane Santos (Belo Horizonte); Bala Machine (Rio de Janeiro); Piá (RS – Porto Alegre); Mestre Pê (P.) (Belo Horizonte); Eliandra Fidelis (Rio de Janeiro); Gejo O maldito (São Paulo); Guilherme Botelho (São Paulo); Paulo Ribeiro (São Paulo – homenagem a Paraty); Rooneyoyo O Guardião (São Paulo).

Artistas de todas as outras cidades participarão dos debates.

Confira a programação completa da Mostra de Arte de Rua (os vídeos estreiam sempre às 18h):

10/9 – Vanduarte – Performance (Dança Breaking e artesania)

11/9 – Gejo O Guardião – Apresentação projeto “Custom Mask Brazil” – Hip Hop/ Grafitti e o empreendedorismo auto gestionável durante a pandemia

12/9 – Guilherme Botelho – palestra “A construção musical do movimento Hip Hop de 1987 a 1995”

16/9 – Zane Santos – Apresentação – Live Painting com contação de histórias

18/9 – Bala Machine – Oficina de Hip Hop/Breaking

19/9 – Paulo Ribeiro – Apresentação projeto “Vizinhança Cultural” de revitalização de espaços ociosos por artistas de rua de São Paulo

23/9 – Piá – palestra “História do Hip Hop na região sul do Brasil”

24/9 – Mestre Pê (P. MC.) – Oficina Performance Rap / Hip Hop (arte educação com o grupo Pé da Palavra)

25/9 – Eliandra Fidélis – Debate sobre Hip Hop e moda (Moda sustentável como transformação social e empreendedorismo nas periferias e favelas)

26/9 – Rooneyoyo O Guardião – Debate com motoboys portadores de deficiência sobre o universo Hip Hop e o Breaking

30/9 – Gilmar Satão – Live Painting (Hip Hop / Graffiti)

O Bossa Criativa

Parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade, o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas, integrantes de várias formas de economia criativa.

O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. A programação é composta de shows curtos, performances e atividades de capacitação, em vídeos, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil.

A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público, para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do Programa Arte de Toda Gente. Mais informações no site da iniciativa.

O festival

Iniciado em 21 de julho, o Festival Arte de Toda Gente reúne mais de 100 professores e mais de 400 artistas das mais diversas vertentes e origens geográficas, em uma série de oficinas, mostras, encontros e apresentações, ao vivo e gravadas, transmitidas gratuitamente pela internet. Em um só grande evento, pela primeira vez, estão sendo oferecidas atividades promovidas pelos três projetos do programa Arte de Toda Gente: Bossa Criativa, Um Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, que compõem o programa Arte de Toda gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Serviço

Mostra Arte de Rua no Festival Arte de Toda Gente

Quando: durante o mês de setembro de 2021, no site do projeto www.bossacriativa.art.br e, também, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube

As apresentações, assim como toda a programação gravada do festival e do Bossa Criativa permanecerão disponíveis durante toda a duração do projeto.

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte

Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades, ações e mais informações disponíveis no site www.bossacriativa.art.br

Publicidade
Publicidade
Publicidade