Certamente você já ouviu a expressão “música da moda”. Trata-se daquele hit que chega, faz muito sucesso e em pouco tempo já não é mais lembrado por ninguém. Outros estilos musicais, ou até mesmo composições que não seguem uma mesma linha de produção, raramente ganham destaque na mídia ou nem mesmo chegam ao conhecimento do público. Mas será possível fazer sucesso fugindo desse ciclo?

“Apesar de ser difícil quebrar com essa fórmula, acredito que cabe a nós, profissionais da música, tentar um caminho diferente. Muitas empresas do ramo querem músicas que sigam uma mesma linha, que façam aquela receita que já deu certo, caso contrário, muitas nem nos dão oportunidade”, afirma o DJ e produtor musical Augusto Mystical.

“Acho que o caminho é fazer o trabalho no qual se acredita. Quando o produto é de qualidade, ele pode fazer sucesso, sim”, garante o profissional que atua no setor da música desde 1999 e possui composições remixadas para a trilha do filme Cidade de Deus. 

Com tantos anos de carreira e um acumulado de dezenas de projetos musicais para diversas marcas, o DJ dá dicas para quem está começando e já se deparou com algumas negativas do mercado.

“Nossa carreira pode ser cruel às vezes, mas não podemos desistir. A chamada ‘cultura de rebanho’, ou seja, músicas feitas para atingir muita gente, e serem descartadas em pouco tempo, sempre vão existir. A ideia é ser original e abusar da criatividade”, indica.

*“Uma boa estratégia é usar as redes sociais a seu favor. Os reels do Instagram e o TikTok, por exemplo, que permitem o uso de músicas nos vídeos, são uma boa alternativa para virar o jogo e ajudar na viralização do seu conteúdo”, afirma.*

“Além disso, uma grande dica é estar por dentro do que acontece fora da sua zona de conforto. Busque conhecer novos artistas, novas criações e estilos diferentes”, recomenda. “Por fim, acredite no seu trabalho. Ele é uma extensão de quem é você”, completa.

Sobre o DJ Mystical

Augusto Mystical é DJ e produtor musical. Atua no mercado fonográfico desde 1999 e em 2004 conquistou o prêmio DJ Sound Awards como Destaque Nacional. Suas produções já alcançaram 35 países. 

Em novembro de 2021 irá lançar o álbum “Quarentine”, pela Universal Music, através do selo DJ Sound Music em todas plataformas digitais como o Spotify. Toda a renda advinda de direitos autorais será doada para a caridade. (Veja mais aqui)