Dragão das Crianças apresenta programações temáticas infantis
Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas

“Dragão das Crianças”, programa de difusão do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura direcionado para o público infantil, segue com a exibição de oficinas e espetáculos virtuais aos domingos, sempre às 17h, no canal do Dragão no YouTube . Ao longo deste mês, as atividades serão temáticas, numa celebração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado no último dia 9, e ao Dia do Folclore, no próximo dia 22 de agosto.

Abrindo a programação, neste domingo (15), a cantora, artista plástica, ilustradora e escritora Dione Morais ministrará a “Oficina de Maracá: o som da floresta”. A multiartista convida pequenos e familiares a experimentarem a construção do instrumento a partir de materiais recicláveis, além de propor mergulho na musicalidade indígena brasileira. 

Para a atividade, é interessante ter garrafas PET de 250ml vazias, rolos de papel higiênico, tesoura, cola líquida de silicone, fita crepe, pincéis, tintas à base de água, funil, recipiente com água, paninhos para limpeza de pincéis e grãos (feijão, arroz ou lentilha).

No dia 22 de agosto, o Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas exibirá o espetáculo “Ceará Minha Terra meu Viver”. Composta por lendas, danças e folguedos, a apresentação conduz o público a um passeio por danças e expressões populares tipicamente cearenses, tais como o auto do Bumba meu Boi e a Lenda da Carimbamba.

Já no dia 29 de agosto, a narradora oral, educadora e produtora cultural Elisabete Pacheco facilitará a “Oficina Caretas”. A confecção de máscaras de papelão, comumente utilizadas por brincantes da cultura popular, será acompanhada de narração oral e de uma contextualização sobre o papel da máscara como uma forma de manifestação artística característica da região do Cariri. 

Programação do Dragão das Crianças em agosto

Dia 15
“Oficina de Maracá: o som da floresta”, com Dione Morais

Duração: 22min31s


Dia 22
“Ceará Minha Terra meu Viver”, com o Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas

Duração: 37min


Dia 29

“Oficina Caretas”, com Elisabete Pacheco

Duração: 30min

Publicidade
Publicidade
Publicidade