Antônio Rabelo estreia episódio de “Nós no Batente” deste sábado 16/10

Imagem: SecultCE

Novo episódio da série documental Nós no Batente apresenta o trabalho artesanal do designer cearense de Quixeramobim, Antônio Rabelo, que se dedica a levar os traços da arte sertaneja em joias para o mundo

Antônio Rabelo é um homem simples, nascido em Quixeramobim no Sertão Central, cheio de orgulho de viver na região. No quarto episódio “Nós no Batente”, Rabelo compartilha sua história, seus talentos e suas paixões como esse artista múltiplo que é na série documental idealizada e realizada pelo Centro Cultural Porto Dragão, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (SecultCE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar.

Confira os episódios já publicados da terceira temporada do Nós no Batente

https://youtube.com/playlist?list=PLgsmJdplSsCGsUDIe-YV567ahvrZTJpxT

SOBRE ANTÔNIO RABELO

Além de designer, o artista também se dedica ao ofício da fotografia, que aprendeu com seus pais. No ramo da produção artesanal de jóias, Rabelo já lançou quatro coleções: Trama, Mandacaru, Folhas e Cactos, através da empresa Ceará Designer, fundada em 2002. Com traços exclusivos da arte sertaneja, o designer transforma em jóias preciosas, o que ele encontra lá mesmo, na própria caatinga do sertão central do Ceará. A turmalina, a água-marinha, o citrino, o berílio, outros minerais, além de espinhos de mandacaru e espinhos de cactos nativos, são as principais matérias primas utilizadas na criação de suas coleções. Com sua experiência, Antônio também orienta e repassa seu ofício a futuros artesãos de jóias, treinando todos os seus colaboradores.

SOBRE O PROGRAMA “NÓS NO BATENTE” E SUA 3a TEMPORADA
O programa “Nós no Batente” apresenta o Viver de Arte de diversas formas, olhares e linguagens. Nesta terceira temporada, 16 episódios cheios de inventividade e afeto serão apresentados quinzenalmente, sempre às 18h, inspirando através dos saberes populares, dos territórios criativos e de tudo mais que é plural, transversal e diverso na arte e na cultura cearense. Todo o programa pode ser acompanhado através do Youtube do Porto Dragão, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Já passaram pelo ‘batente’ nesta temporada, a produtora de conteúdo da periferia de Fortaleza ‘Ventinflix’ e a atriz e cantora trans Yara Canta. Ainda estão por vir as histórias das bibliotecas comunitárias Livro Livre Curió e Biblioteca Comunitária Sabiá, do rapper Erivan Produtos do Morro, do artista de rua Eduardo Show, das produtoras do grupo Princesinhas da Favela, da cultura indígena de Benício Pitaguary, dos museus Toinha do Quilombo Água Preta e Dim Brinquedim, do Reisado de Caretas de Potengi e do Mestre Françuli, do movimento social do Terreiro das Pretas e do design e cuidado manual do artesanato de Dona Tarina de Cascavel e das jóias do Rabelo de Quixeramobim.

São talentos diversos, de múltiplas linguagens e territórios criativos espalhados por todo Ceará. O “Nós no Batente” viajou por vários locais e agora, apresenta o resultado dessa busca em episódios intensos e acessíveis a todas as pessoas, investindo em práticas de Acessibilidade Cultural como a interpretação em LIBRAS, legendas e audiodescrição assinada pelo músico, compositor, arranjador e intérprete Hélio Ziskind.

1ª e 2ª TEMPORADA DISPONÍVEIS NO YOUTUBE DO PORTO DRAGÃO

O público pode conferir as 02 temporadas já existentes com mais de 20 episódios disponíveis no Youtube do Porto Dragão. A 1ª temporada mostra um recorte das artes cênicas cearenses com 10 episódios e a 2ª teve gravações que viajaram pelos quatro cantos do Estado, explorando as outras centralidades do Ceará, com 12 episódios. Todos com interpretação em LIBRAS e audiodescrição.

SERVIÇO
Nós no Batente – 3ª temporada

Estréia do Episódio 05 com Antônio Rabelo
16/10, sábado, às 18h
Youtube.com/PortoDragao

Publicidade
Publicidade
Publicidade